Blog da Agility

Instalação do ESXi 5.5

Instalação do ESXi 5.5

 

Neste Tech Tip descreverei como fazer a instalação do Vmware ESXi 5.5. A instalação é bem simples. Com esta instalação criaremos a infraestrutura para a criação de máquinas virtuais no Vmware.

Geralmente trabalhamos com a infraestrutura Vmware, utilizando o cliente do Vsphere para conectarmos no ESXi ou em um vCenter que pode gerenciar diversos ESXis, mas dificilmente nos deparamos com a instalação propriamente dita da infraestrutura do ESXi. Apresentarei aqui uma breve descrição de como é feita a instalação do ESXi.

Requisitos:

Para a instalação do ESXi caso o seu objetivo seja estudo é necessário ter disponivel 4GB de memória RAM. Com isso já é possivel a instalação.

Você pode fazer o download das imagens de instalção do ESXi, Template de máquina do Vcenter para gerenciamento e os pacotes de instalação do vCenter em: https://my.vmware.com/web/vmware/downloads

Instalando o ESXi

A seguir mostro as telas de instalação, levando em consideração que seu ambiente já está preparado com a ISO do ESXi no ambiente virtual ou o próprio disco inserido em um servidor. Ao dar o boot no equipamento será apresentada a seguinte tela de início da instalação. Pressione Enter para continuar:

2015_10_RenatoDiniz_instalao_ESXi_001

Nesta tela pressione F11 para aceitar o termo:

2015_10_RenatoDiniz_instalao_ESXi_002

A seguir aparecerão todos os discos disponíveis para a instalação. Selecione o disco e pressione Enter:

2015_10_RenatoDiniz_instalao_ESXi_003

Selecione o layout do teclado:

2015_10_RenatoDiniz_instalao_ESXi_004

Determine uma senha para o usuário root:

2015_10_RenatoDiniz_instalao_ESXi_005

Tecle F11 para confirmar e iniciar a instalação:

2015_10_RenatoDiniz_instalao_ESXi_006

Processo de Instalação:

2015_10_RenatoDiniz_instalao_ESXi_007

A tela a seguir mostra que a instalação ocorreu com sucesso. Também pede para remover o disco de instalação e realizar o reboot do equipamento:

2015_10_RenatoDiniz_instalao_ESXi_008

Após o reboot aparecerá esta tela mostrando que o ESXi já está pronto para o uso:

2015_10_RenatoDiniz_instalao_ESXi_009
Neste Tech Tip, descrevi como fazer uma simples instalação do ESXi versão 5.5. A partir disso podemos acessar o ambiente por meio do Vsphere Client e configurar toda a infraestrutura e criação de máquinas virtuais, etc. Espero ter ajudado!

Caso queiram ver outros artigos meus por favor acessem: Renato Diniz Marigo: http://techcenter.agilitynetworks.com.br/index.php?option=com_content&view=author&Itemid=466&id=553.

1,745 acessos, 3 views today

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.