Blog da Agility

SteelCentral NetExpress – Configurando e entendendo o Name Resolution

SteelCentral NetExpress – Configurando e entendendo o Name Resolution

 

Por Leandro Edmundo de Sousa

Após a configuração do “Flow para SteelCentral e criação dos Dashboards, os relatórios já estão disponíveis para visualização e pesquisa. O recurso Name Resolution permite a configuração dos servires DNS para resolução de nomes, além de conter recursos inteligentes para controle e preservação do ambiente.

Sem a configuração do name resolution os relatórios irão conter somente o endereço IP, dificultando a identificação do utilizador da rede.


1 - Acesse o SteelCentral e clique em Configuration > General Settings,  como mostra figura a seguir:

2015_setembro_leandro_Edmundo_SteelCentral_ativando_e_entendendo_o_name_resolution_figura_1

 

1.1 – Localize o quadro Name Resolution como mostra figura a seguir:

2015_setembro_leandro_Edmundo_SteelCentral_ativando_e_entendendo_o_name_resolution_figura_2

 

Para configurar o Name Resolution execute os seguintes passos:

1.2 - Habilite o campo “Enable Name Resolution”

1.3 – Preencha os campos Primary DNS e Second DNS

1.4 – Clique no Botão “Configure Now” no final da página.

 

2 –Entendendo os recursos do Name Resolution:

2.1 – Opção Search Domais:

Quando o NetProfiler ou NetExpress procura o endereço de um nome de host que está configurado reverso, ele acrescenta um nome de domínio especificado para o nome do host, a fim de construir um nome de domínio totalmente qualificado e fazer a busca. Podemos especificar vários domínios de pesquisa como uma lista separada por vírgula. O NetProfiler tenta resolver o nome do host usando cada domínio na lista de procura na ordem em que aparece na lista. Por exemplo, assumir que você especificou uma lista de nomes de domínio, tais como, separados por vírgulas:

Exemplo: newcompany.com,emea.newcomapny.com,oldcompany.com
2.2 – Opção Hosts name Resolution:

Ativa a resolução de nomes DNS para os usuários e estabelece limites para proteger o seu servidor DNS de cargas excessivas de tráfego. Você pode limitar o número de pesquisas no DNS. Por exemplo, se você especificar que o NetProfiler irá resolver mais de 1000 nomes em um momento, então ele vai enviar 1000 pedidos de pesquisa de DNS e esperar que todos os 1000 serem resolvidos ou exceder o tempo limite antes de enviar a próximas solicitações.
OBS: Este recurso é importante para não onerar o servidor DNS caso receba requisições de resolução de nomes sem controle.

Você também pode limitar o número de pesquisas para qualquer tabela, gráfico ou uma lista em um relatório. Se o número de hosts em qualquer uma tabela, gráfico ou lista de exceder o limite especificado, todos os hosts que excederem o limite são relatados por seus endereços em vez de por seus nomes de host. Esta definição aplica-se a páginas de relatórios e a página Grupos de Host.

Ativar resolução de nomes DHCP para hosts gerenciados por DHCP - Ativa a resolução de nomes para hosts gerenciados por DHCP. Quando esta opção for selecionada, o aparelho procura a atribuição de nome em seus registros de dados DHCP locais. Este requer que a integração DHCP tnhar sido configurada. Se ambas as opções DNS e DHCP são selecionadas, então o NetProfiler primeiro olha em seus registros de dados DHCP antes de realizar uma pesquisa de DNS.
2.3 – Opção Network device name Resolution

Ativar SNMP para resolução de nomes para dispositivos - Permite que o NetProfiler ou NetExpress possa usar o SNMP para obter os nomes de dispositivos de rede que estão enviando informações de tráfego para ele. Isso requer pesquisa SNMP para ser configurado.

 

Este artigo descreveu como configurar name resolution no Riverbed Steelcentral e conceito de cada recurso. Recomendamos o uso das boas práticas em todas as configurações, entendendo como o ambiente se comporta e definir o melhor treshold para cada recurso.

1,554 acessos, 1 views today

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.